O autor

Meu nome é João Vicente de Medeiros Publio Dias. Sou doutor em História pela Johannes Gutenberg-Universität Mainz na Alemanha. Minha tese de doutorado tratou da oposição ao imperador Aleixo I Comneno (1081-1118), assim como das reações imperiais a ela.

Meu interesse em História Antiga e Medieval vem desde minha infância. Por causa desse interesse, iniciei uma coleção de moedas antigas. Ao aprofundar meus conhecimentos sobre essas peças e sobre as sociedades que as produziram, acabei prestando vestibular para História em 2001 e no ano seguinte entrei nesse curso na Universidade Federal do Paraná.

Durante minha graduação, eu iniciei uma pesquisa sobre Bizâncio, escrevendo artigos e apresentando trabalhos em Congressos e Encontros. Em 2010, eu obtive o grau de Mestre em História também pela UFPR com a dissertação “Das Fronteiras para Constantinopla: Inserção da Canção de Digenis Akrites no cenário político bizantino (séculos XI e XII)”, na qual analisei como o ambiente político e social bizantino da virada do século XI para o XII influenciou a composição do romance épico bizantino Canção de Digenis Akrites.

Depois do termino de meu mestrado, eu decidi que queria continuar a dedicar minhas pesquisas sobre a sociedade bizantina. Por isso, iniciei meu doutorado na Alemanha em 2013 e o finalizei em 2018. Minhas pesquisas que resultaram em capítulos de livros, artigos e traduções de fontes tratam de temas como cultura e prática do poder, ideologia, historiografia e guerra no período médio bizantino (séculos IX e XIII)

Um dos meus objetivos como pesquisador e especialista é fazer que pessoas, não somente pesquisadores, conheçam o tema ao qual eu me dedico, então sempre que possível me envolvo em projetos que tenham como objetivo popularização da ciência. O site “Bizantinística” faz parte desse esforço.

Há pouquíssimo material publicado seja em papel ou online sobre Bizâncio em língua portuguesa e o que há está muito espalhado. Sendo assim, eu quero que o “Bizantinística” seja um lugar no qual o interessado pelo mundo bizantino possa achar materiais originais ou traduzidos para português sobre Bizâncio.

Caso queira entrar em contato comigo para sugerir temas ou materiais, meu endereço eletrônico é joaov.dias@gmail.com.

Junte-se aos outros seguidores de 2.370

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: