O autor

Meu nome é João Vicente de Medeiros Publio Dias.

Desde pequeno eu sempre fui um grande interessado em História Antiga e Medieval. Por causa desse interesse, eu comecei a adquirir moedas antigas. Ao me aprofundar sobre essas peças e sobre as sociedades que as cunharam, acabei prestando vestibular para História em 2001 e no ano seguinte entrei para esse curso na Universidade Federal do Paraná.

Durante minha graduação, eu iniciei uma pesquisa sobre a civilização bizantina, escrevendo artigos e apresentando trabalhos em Congressos e Encontros. Em 2010, eu obtive o grau de Mestre em História pela mesma universidade que me graduei,  com a pesquisa “Das Fronteiras para Constantinopla: Inserção da Canção de Digenis Akrites no cenário político bizantino (séculos XI e XII)”, na qual analisei como o ambiente político e social bizantino da virada do século XI para o XII influenciou na composição da épica bizantina Canção de Digenis Akrites.

Atualmente estou realizando um doutorado em Estudos Bizantinos na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz orientado pelo Prof. Dr. Johannes Pahlitzsch e financiado pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). A pesquisa em desenvolvimento cujo título é “Oposição e resistência política contra Aleixo I Comneno (1056-1118)” tem como objetivo identificar a composição e as aspirações dos grupos opositores ao imperador bizantino Aleixo I, além de sua relação com o poder imperial

Currículo Lattes

Contato – joaov.dias@gmail.com

Anúncios

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: