Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias

Deixe um comentário

novembro 16, 2020 por João Vicente

Caros leitores,

Foi publicado na semana passada o Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias, um conjunto de cem curtas biografias de personagens históricos medievais. É um trabalho muito importante e open access organizado por Guilherme Queiroz (UFPB) e Renata Nascimento (UFG) que contou com a contribuição de medievalistas brasileiros e estrangeiros.

Eu fui convidado pelos organizadores para escrever uma entrada sobre a historiadora bizantina Ana Comnena.

Há também biografias de imperadores bizantinos: Aleixo Comneno (1081-1118) por Renato Viana Boy (UFFS) e Heráclio (610-641) por Guilherme Queiroz de Souza (UFPB).

Abaixo a apresentação do trabalho pelos editores:

Apresentamos ao público o Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias. A escolha dos verbetes guiou-se principalmente pela especialidade dos autores convidados, levando em consideração, ainda, a relevância (política, religiosa, cultural etc.) dos personagens para o mundo medieval. Em termos quantitativos, 90% dos verbetes foram escritos por pesquisadores do Brasil, distribuídos por todas as regiões do país; os demais ficaram a cargo de colegas da Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha e França. São várias gerações de medievalistas, que apresentam sintonia com as recentes tendências e perspectivas historiográficas. A estrutura dos fragmentos priorizou oferecer um breve contexto histórico, acompanhado da trajetória biográfica e, quando possível, das obras e do processo de mitificação (na Literatura, por exemplo) do personagem. De forma sistematizadora e enciclopédica, buscamos produzir um guia de fácil acesso, servindo para uma consulta à vida daqueles homens e mulheres medievais. Gostaríamos de agradecer aos participantes deste projeto, muitos dos quais tiveram de encarar o desafio de revisitar suas antigas investigações (Mestrado ou Doutorado) para elaborar uma síntese atualizada. A composição de um material dessa natureza, tarefa nada simples, envolve escolhas e seleções; renúncias. Enfrentamos os mesmos desafios e outros relativos à organização de um manual tão amplo e diverso, expressando nossa imensa satisfação e entusiasmo ao vê-lo nascer.

Para ter acesso a obra completa, clique aqui

por João Vicente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Junte-se aos outros seguidores de 2.364

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: