Artigo: Modelos de legitimação de oposição política em Bizâncio

2

outubro 23, 2020 por João Vicente

Caros leitores,

Com imensa alegria gostaria de anunciar que um artigo meu foi pulicado no volume 21 da Revista Signum da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM): Modelos de legitimação de oposição política em Bizâncio.

O presente trabalho tem como objetivo lidar com questões abertas por estudos recentes sobre os discursos que normatizavam o processo político em Bizâncio. Analisaremos aqui algumas dessas tradições discursivas e a relação que tinham umas com as outras; da mesma forma será examinado como elas eram usadas para legitimar a prática de oposição em Bizâncio entre os séculos XI e XIII. O artigo apresenta, desse modo, estudos de caso baseados em fontes historiográficas e examina as diversas formas de construção de discursos que justificavam a deposição de imperadores e como esses discursos se relacionam com o Ideia Imperial (Kaiseridee), que elevava o cargo imperial a uma posição sacrossanta. É demonstrado como os autores bizantinos criavam soluções coerentes, idiossincráticas e criativas para adequar seus relatos sobre manifestações de oposição a imperadores, como rebeliões e conspirações, à multiplicidade de discursos e ideologias disponíveis.

Ele foi publicado  no dossiê Normatividades medievais: discussões teóricas e estudos de caso junto com outros estudos dessa mesma temática. Recomendo a leitura de todos.

Caso se interessem em ler, cliquem aqui.

No mesmo número, há uma entrevista com o Dr. Celso Taveira,  professor de História Medieval na Universidade Federal de Ouro Preto e primeiro bizantinista brasileiro, um pioneiro que instigou alguns de seus alunos a seguir pelo mesmo caminho. A entrevista foi feita por Ana Maria de Oliveira e Guilherme Welte Bernardo.   

2 pensamentos sobre “Artigo: Modelos de legitimação de oposição política em Bizâncio

  1. raoufmichel disse:

    PROF. JOÃO VICENTE. QUERO PARABENIZÁ-LO PELO EXCELENTE TRABALHO, INCLUSIVE DE ALTÍSSIMO RIGOR ACADÊMICO. ESPERO QUE ESSA PRODUÇÃO NÃO SE RESTRINJA À COMUNIDADE ACÂDEMICA OU A CURIOSOS PELA TEMÁTICA IGUAL A MIM, MAS QUE POSSA SE ESTENDER A TODA A SOCIEDADE. FATO É QUE O ESTUDO É TÃO IMPOLGANTE QUE PODERIA SERVIR DE UM ROTEIRO PARA EXIBIÇAO VIA SÉTIMA ARTE. NOVAMENTE PARABENIZO-O E LHE AGRADEÇO POR HAVER PROPICIADO A MAGNÍFICA VIAGEM PELO TEMPO. PROF. RAOUF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Junte-se aos outros seguidores de 2.364

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: