Video com as alterações no mapa político Mediterrâneo ano a ano entre 1000 e 2003.

Deixe um comentário

maio 16, 2012 por João Vicente

Por esses dias vi esse interessante vídeo no mural do Facebook de um amigo. É um interessante trabalho – até onde vi historicamente acurado – das mudanças do mapa político do Mediterrâneo, Norte e Leste da Europa entre os anos 1000 e 2003. Sendo assim, ele registra o surgimento e o desaparecimento de países, assim como as mudanças fronteiriças causadas por guerras, tratados e revoluções.

Observação: o vídeo originalmente postado foi tirado do ar e eu achei outra versão com contagem dos anos. No entanto, a contagem não está cronologicamente correta. O vídeo mostra, por exemplo, que o surgimento do Império Latino de Constantinopla em 1199 quando bem sabemos que ele surgiu em 1204, após a Quarta Cruzada. Portanto, imagino que as outras datas estejam também uns 5 anos adiantadas.

Para nós, bizantinófilos, é interessante observar o desenvolvimento territorial do Império Bizantino, que é retratado entre 0:00 e 1:05 e somente em sua parte européia (Balcãs e norte da Grécia) e norte, oeste e leste da Anatólia. A Síria, Creta, Chipre e o sul extremo da Grécia ficaram de fora.

É pertinente pontuar que a tradicional visão de que a História Bizantina foi um milênio de decadência gradual até seu melancólico fim em 1453 é derrubada assistindo esse simples vídeo. Na verdade, vemos que a história político-territorial do Império Bizantino é composta por seguidas fases de expansão (a promovida por Basílio II e seu sucessores até Constantino IX, 1000-1054; da época dos Comneni, 1081-1180; e a promovida pelos imperadores de Nicéia até o reinado de Miguel VIII Paleólogo, 1204-1261) e retração (a primeira invasão turca, 10071-1081; e a crise política no reinado dos imperadores da dinastia dos Angeloi), a semelhança do pulsar de um coração. Por fim, na época dos Paleólogos os territórios bizantinos vão gradualmente diminuindo por invasões estrangeiras ou por causa de principados que brotaram de dentro de seu território e se emanciparam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: