Lançamento do livro A ANTIGUIDADE TARDIA. ROMA E AS MONARQUIAS ROMANO-BÁRBARAS NUMA ÉPOCA DE TRANSFORMAÇÕES (SÉCULOS II-VIII)

1

fevereiro 6, 2012 por João Vicente

Caros leitores,

Atualização: o lançamento e noite de autógrafo desse livro acontecerá nesta quarta-feira dia 21 de Março as 19:00, a Livraria Cultura do Shopping Curitiba

É um grande prazer anunciar o lançamento próximo do livro A ANTIGUIDADE TARDIA. ROMA E AS MONARQUIAS ROMANO-BÁRBARAS NUMA ÉPOCA DE TRANSFORMAÇÕES (SÉCULOS II-VIII) publicado pela Editora Juruá.

Seu autor é alguém de minha mais alta estima e admiração: o professor de História Antiga da Universidade Federal do Paraná e meu ex-orientador na época da graduação Renan Frighetto. Ilustrações e mapas de autoria de meu colega e doutorando Daniel Arpelau Orta.

Infelizmente não tive a oportunidade de ter o livro em mãos para lê-lo, mas, pelo calibre do autor, tenho certeza que é uma obra de excelência, rica erudição e profundidade analítica.

Eis a descrição dada pelo próprio autor:

“Voltado ao estudo das Humanidades e com inserção nas áreas de História, Letras, Educação e Direito, o presente livro têm como objetivo central iniciar os jovens estudantes universitários, pesquisadores, historiadores e professores de ensino médio num tema diretamente vinculado com a área de História Geral ou, se preferirmos, de História Universal. O período que abarca os séculos II e VIII, denominado pela historiografia como a Antiguidade Tardia, vem recebendo nas últimas décadas uma atenção especial da parte dos especialistas, inclusive entre os pesquisadores brasileiros. Apesar disso, até o presente momento, nenhum estudo com este recorte cronológico foi feito por historiador brasileiro sendo este um trabalho inédito nesse aspecto. Além disso, trata-se dum estudo inovador por centrar sua abordagem nos aspectos políticos e institucionais que envolvem todo o processo de transformações ocorridas no mundo imperial romano que culminaram com o surgimento das monarquias romano-bárbaras nos territórios do ocidente romano. Compreendermos este processo histórico leva-nos, certamente, ao entendimento da configuração dos primórdios da sociedade medieval ocidental, bem como propiciará um novo olhar sobre um período histórico carregado de prejuízos e imprecisões que se refletem nas carteiras escolares e universitárias. 

Uma proposta que deve-se, sobretudo, a nossa experiência acadêmica e científica no ensino universitário. Por esse motivo o presente livro apresenta-se como um manual de consulta para o desenvolvimento de estudos por temas variados – desde as formas de governo, passando pela relação, mais próxima que de oposição, entre pensadores e escritores pagãos e cristãos ou, inclusive, elementos sócio-jurídicos da tradição romana mantidos e transformados com a inclusão de novas perspectivas próprias da tradição bárbara – que irão promover o interesse entre os jovens estudantes de Humanidades, em particular os que desenvolvem seus cursos nas áreas de História, Letras, Educação e Direito, no estudo deste recorte cronológico. Assim, o livro está dividido em oito partes, que são: Introdução, onde é apresentado o debate sobre o conceito de Antiguidade Tardia; quatro capítulos subdivididos de forma cronológica, para melhor compreensão do processo histórico analisado; conclusões parciais; índice onomástico; e glossário dos termos e conceitos mais relevantes. Os quatro capítulos que apresentam o processo histórico têm mapas originais, bem como cronologias, extratos de fontes traduzidos ao português (para desenvolvimento de atividades em sala de aula) e bibliografia de pesquisadores brasileiros que trabalham com os respectivos recortes cronológicos, com o claro intuito de demonstrar que existem especialistas nacionais trabalhando com estes temas de forma particular.
Trata-se, portanto, dum livro que foi pensado a partir de nossa experiência acadêmica e científica nos últimos quatorze anos junto a discentes dos cursos de Humanidades que carecem de materiais de qualidade produzidos em território brasileiro. Com isso, nossa intenção é a de favorecer e ampliar o debate de idéias sobre um período histórico rico nos ambientes universitários para que, num futuro, novas idéias e novas perspectivas sobre este momento de passagem entre a Antiguidade Helenística e a Idade Média sejam apresentadas inclusive no âmbito do ensino médio e, acima de tudo, discutidas num nível sério, sem prejuízos ou exageros que geralmente aparecem na mídia ou, pior, nalguns espaços acadêmico-científicos nacionais.”

Anúncios

Um pensamento sobre “Lançamento do livro A ANTIGUIDADE TARDIA. ROMA E AS MONARQUIAS ROMANO-BÁRBARAS NUMA ÉPOCA DE TRANSFORMAÇÕES (SÉCULOS II-VIII)

  1. […] Nesta quarta-feira dia 21 de Março as 19:00, a Livraria Cultura do Shopping Curitiba recebe Renan Frighetto para uma sessão de autógrafos de seu livro “A ANTIGUIDADE TARDIA. ROMA E AS MONARQUIAS ROMANO-BÁRBARAS NUMA ÉPOCA DE TRANSFORMAÇÕES (SÉCULO…“. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: