Ano Novo e Tsardoms

1

janeiro 10, 2012 por João Vicente

Caros leitores,

O ano de 2011 foi um ano importante para o autor desse blog.

A criação do blog Bizantinística foi de grande ajuda por muitas razões: ele me deu um canal em que posso guardar materiais interessantes sobre o Império Bizantino, divulgar meu trabalho, publicar algumas breves reflexões que, talvez num futuro, possam resultar pesquisas maiores e principalmente criar um meio de contato com outras pessoas que se interessam também por assunto.

Espero que, no ano de 2012, eu possa continuar a fazer essas coisas e outras mais. Então, meus sinceros votos de um excelente ano para os leitores de “Bizantinística”, que 2012 seja um ano em que possamos todos enriquecer nosso conhecimento sobre a admirável Civilização Bizantina e sua História.

Também queria aproveitar essa entrada para pedir perdão aos leitores por não estar publicando muito freqüentemente desde Dezembro.

Explico-me.

Estou num processo de inscrição e candidaturas em diversos doutorados. Eles são complicados e altamente burocráticos e isso me toma um tempo considerável.

Por enquanto, eu deixo vocês com o vídeo de apresentação de um mod “Medieval Total War: Tsardoms”.

Medieval Total War 2 é um jogo da franquia “Total War” passado na Baixa Idade Média, entre 1080 e 1530 e que combina estratégia, com cenários mundiais que se assemelham ao jogo de tabuleiro “War”, e tática, com batalhas em tempo real, onde é possível controlar diversos tipos batalhões de infantaria, cavalaria e artilharia.

O mod “Tsardoms” é uma modificação (daí a palavra “mod”) do jogo original feito por alguns fãs. Centrado no cenário dos Bálcãs e Anatólia e com início em meados do século XIV, o Tsardoms se foca na História do conjunto de nações que surgiram, no período, no antigo território bizantino, como os búlgaros, sérvios e otomanos, além de duas facções bizantinas: a dos Cantacuzenos e dos Paleólogos, retratando, desse modo, o cenário de guerra civil que Bizâncio vivia nesse período.

O interessante nesse mod é que seus desenvolvedores modificaram o jogo original, mais centrado no universo muçulmano e católico, para a chamada “commonwealth” bizantina, um universo de reinos e principados que não estavam mais sob o domínio de Bizâncio, mas, por ter vivido tanto tempo sob seu controle, haviam adquirido uma cultura altamente influenciada por ela.

Um maravilhoso exemplo é um vídeo abaixo, onde eles mostram como ficou o processo de coroamento de um novo imperador bizantino. Não havia isso no jogo original.

Por João Vicente

Anúncios

Um pensamento sobre “Ano Novo e Tsardoms

  1. Yamaki disse:

    Ótimo, espero que continue.

    Abraço e fé!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: