Citação em matéria do Correio Braziliense

1

dezembro 21, 2011 por João Vicente

Caros leitores,

Na entrada de hoje vou falar de uma reportagem de autoria da jornalista Thais de Luna, que saiu já há um tempo (14/02/2011) no Correio Braziliense e no Diário de Pernambuco.  Essa reportagem comenta um artigo publicado na Revista Science, de autoria de um grupo de cientistas europeus, relata a descoberta de variações climáticas em grandes períodos de tempos passados e também conjectura que essas mudanças poderiam ter relações com importantes processos históricos, como o fim do Império Romano e o início da Idade Média.

Na reportagem, a jornalista Thaís de Luna pede a opinião de vários especialistas sobre esse estudo e um deles foi o autor desse blog.

Eis o trecho em que fui citado.

Segundo o historiador João Vicente Dias, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as comunidades humanas dependem muito do meio em que vivem, mas, ao mesmo tempo, possuem a capacidade de superar as dificuldades e os obstáculos que o meio ambiente impõe. “Exemplos disso são os inuítes (esquimós que vivem na região ártica do Canadá, do Alasca e da Groenlândia), que convivem com temperaturas mínimas na extremidade norte do continente americano e os beduínos no deserto do Saara, que se adaptaram ao clima árido daquele lugar”, aponta.

Para Dias, as sociedades não são reféns das mudanças ocorridas no hábitat onde vivem. “Um período de clima propício pode ter potencializado o crescimento do Império Romano, mas não creio que foi condicional para essa expansão, que dependeu principalmente da habilidade das elites de Roma para criar soluções econômicas, sociais, culturais e políticas”, exemplifica. Ele assegura que, mais importante do que o clima, é a capacidade de um grupo manter-se coeso para se preparar e resistir a adversidades.”

Quem quiser ler a reportagem inteira clique na imagem a baixo ou clique aqui (para o Diário de Pernambuco) ou aqui (para o Correio Braziliense).

Por João Vicente

Anúncios

Um pensamento sobre “Citação em matéria do Correio Braziliense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: