Impressões sobre o 22o Congresso Internacional de Estudos Bizantinos

6

setembro 2, 2011 por João Vicente

Na última entrada desse blog, eu comentei sobre minha ida a Sofia, capital da Bulgária, para atender o 22º Congresso Internacional de Estudos Bizantinos entre os dias 22 e 27 de agosto. Pois bem… Voltei ontem (29/08) e posso dizer com segurança que não me arrependo de ter ido para tão longe, pego tantas horas de voo e gastado dinheiro para ir a um congresso acadêmico.

Como vocês podem ler na descrição desse blog, meu atual projeto é iniciar um doutorado sobre Bizâncio. Meu plano é realizá-lo num país europeu ou nos EUA e esse congresso foi de extrema importância para esse meu plano.

Depois de tantos anos navegando sozinho num enorme mar, entrando em contato muito eventualmente com outros viajantes, eu finalmente pude conhecer meus pares. Conheci muita gente e muitas delas estão muito dispostas a me ajudar com esse meu projeto, entre eles grandes nomes na área dos estudos bizantinos como Catherine Holmes, Erich Trapp, Jean Claude Cheynet, entre outros. O mais positivo foi que o ganho não foi só na área profissional, boas amizades surgiram.

Além disso, pude pôr meu trabalho a prova de outros bizantinistas. Pelo que percebi, na minha apresentação, nas outras que assisti e conversando com outras pessoas, é que, mesmo distante dos grandes centros de estudos bizantinos, meu conhecimento sobre Bizâncio está bem menos defasado do que imaginava, muito menos. A internet, a amazon.com e as bases de dados de livros e artigos acadêmicos me permitiram estar bem a par das discussões. Minha apresentação de título “Digenis Akrites and Alexiad: an indirect relation”, apresentada na quarta-feira, dia 24, apesar de ter tido um público não lá muito grande, foi recebida com interesse.

Fim do Congresso

No entanto, percebi que a continuidade de meu trabalho sobre Bizâncio terá algumas barreiras, não intransponíveis, mas serão consideráveis:

  • O estado primário em que se encontram os estudos bizantinos no Brasil.
  • A estrutura das pós-graduações em História aqui no Brasil, que tem um foco teórico e não cronológico. Isto é, enquanto meus colegas no exterior tem um aprofundamento de temas de estudos bizantinos em seus mestrados, por aqui nos focamos em estudos basicamente teóricos.
  • Naturalmente, o custo.
  • Por último e principalmente, a falta de fluência no grego antigo. Um requisito importantíssimo para um doutorado em estudos bizantinos. Enquanto no exterior existem estruturas muito bem estabelecidas para o ensino de idiomas clássicos (latim, grego, etc), até mesmo no ensino médio, nós temos que fazer milagre com cursos que raramente fecham turmas por falta de público, quando há público.

Levando tudo isso em consideração, recomendo aqueles que querem se dedicar a Bizâncio a tentar compensar nossas deficiências estruturais dedicando-se, desde cedo, na compra ou na busca por materiais e no estudo com afinco do grego antigo.

Numa próxima entrada, falarei mais sobre o lugar onde se passou o Congresso: Sofia.

Por João Vicente

Anúncios

6 pensamentos sobre “Impressões sobre o 22o Congresso Internacional de Estudos Bizantinos

  1. alexandre disse:

    ola joão
    sou um auto didata em estudos bizantinos! penso tb em fazer metrado nesta linha mas aqui no brasil é possivel?onde?

    abraço
    alexandre

  2. […] que tenho certo crédito nisto, pois imagino que ele tenha listado os países representados no Congresso Internacional em Sofia, no qual foi o único representante do […]

  3. […] das entradas anteriores, eu falei sobre minha experiência na Bulgária durante o 22º Congresso de Estudos Bizantinos, das […]

  4. […] entrada abaixo, eu falei um pouco da minha experiência no 22º Congresso Internacional de Estudos Bizantinos entre os dias 22 e 27 de Agosto de 2011 e  e nessa, eu irei falar sobre o lugar que hospedou esse […]

  5. Leonardo disse:

    João amigo, que bom que a viagem tenha sido boa. Estou contigo. Grande abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: