Prosopografia do Império Bizantino (642-1261)

Deixe um comentário

julho 30, 2011 por João Vicente

Em algumas sociedades, principalmente as pré-modernas, é muito difícil traçar trajetos biográficos individuais. Nesse sentido, a prosopografia vai à direção de estudar as ligações individuais que unem todo um grupo humano, percebendo padrões de comportamento e de valores, fazendo, desse modo, uma “biografia coletiva”. A prosopografia é uma área bastante promissora dos estudos históricos.

Sendo assim, a entrada de hoje será sobre o projeto “Prosopografia do Império Bizantino”, que tem como objetivo “registrar todas as informações sobreviventes sobre todo o individuo mencionado nas fontes escritas bizantinas, junto com toda quantidade possível de indivíduos mencionados nos selos, no período entre 642 e 1261”

Os estudos prosopográficos já estão em estágio avançado na bizantinística. Alguns estudiosos já realizaram estudos nessa direção, baseados principalmente nos selos pessoais dos membros da aristocracia. Porém, esses são produções independentes e focadas em famílias específicas.

Essa iniciativa “universalizante” realizada pela Universidade de Londres é bastante arrojada, não só pela amplitude de documentos produzidos nesse enorme espaço de seis séculos, mas pela enorme dificuldade em traçar o que é e o que não é bizantino (aliás, temos um post sobre isso). Por exemplo: a Bulgária era fortemente ligada politicamente e culturalmente a Bizâncio. Ela entraria? E os protetorados armênios da fronteira oriental? Seus senhores eram independentes, mas reconheciam a autoridade imperial e tinham títulos honoríficos, portanto eles eram parte da aristocracia bizantina. Eles entrariam?

É um trabalho semelhante ao de Hércules, mas um primeiro passo foi dado. Lançou-se, em 2006, parte do estudo prosopográfico com os registros dos indivíduos “bizantinos” que viveram entre 1025 e 1102. Um recorte bem interessante, pois, no período, Bizâncio vive em ebulição política e há um grande número de indivíduos nas fontes e eles se relacionam bastante entre si.

Mais um grande instrumento online para aqueles que querem estudar Bizâncio.

http://www.pbw.kcl.ac.uk/

 Por João Vicente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: