Bem-vindos ao Bizantinística.

9

maio 24, 2011 por João Vicente

Sejam bem-vindos ao que provavelmente é o primeiro site sobre o Império Bizantino em Língua Portuguesa.

O Império Bizantino foi uma unidade política única na História da Humanidade.  Bastião da civilização clássica no conturbado, brutal e brilhante milênio que ficou conhecido como Idade Média, era um império romano, grego e cristão. No entanto, Bizâncio é ainda um grande desconhecido no Brasil, mesmo em ambientes acadêmicos poucos são aqueles que dedicam a estudar sua História, Literatura ou Arte. Portanto, esse site apresenta-se como uma tentativa de agregar todos aqueles que querem se aprofundar e discutir o legado dessa civilização.

Por João Vicente

Anúncios

9 pensamentos sobre “Bem-vindos ao Bizantinística.

  1. EDNA CRISTINA DE JESUS disse:

    HISTÓRIA É A MINHA MATÉRIA PREFERIDA, TUDO ISTO ME ENCANTA. COM CRÍTICA OU SEM CRÍTICA É LINDO E INTERESSANTE AS RAÍZES DAIGREJA´.

  2. Olá João,
    Sou historiador recém formado, estou em busca de especialização em História medieval, com ênfase em Império Bizantino, será um prazer trocar informações com vocês desse blog, tenho alguns achados que posso compartilhar, livros, artigos, imagens, e grande parte do que foi apresentado aqui poderia ter ajudado consubstancialmente no meu projeto de monografia que trataria do Saque de Constantinopla em 1204 pelos cruzados.
    Espero ter uma boa troca com você ou vocês nesse blog.

    • Olá Lewy. Fico feliz em entrar em contato com outras pessoas que se interessam por Bizâncio, de dentro e fora da academia. Anote meu endereço de e-mail (joaov.dias@gmail.com) para podermos conversar e trocar material. Caso queira, posso abrir um espaõ para vc publicar algo de seu interesse. Abraços. João

  3. Rodolfo Brandão disse:

    Muito bom, mas na página inicial você diz “Constantino I (306-337) decidiu estabelecer ali uma nova capital do Império Romano e rebatiza-la como “Constantinopolis”, a “cidade de Constantino””, assisti a uns vídeos do History Chanel e lí nas apostilas da faculdade que Constantino batizou-a como Nova Roma, mas, como foi o “mentor da idéia da nova capital do Império”, aos poucos, através da população firmou-se o nome Constantinopla. Procede? Desculpe minha ignorância.

    • Olá Rodolfo. Confesso que não entendi muito bem sua pergunta. Constantinopla era sim a “Nova Roma”, tanto que muitas vezes ela era chamada com esse título, mas se nome “oficial”, isto é, como ela foi batizada depois de sua refundação, era “Constantinopla”.

  4. Leonardo disse:

    Amigo João Vicente,

    Vi o site, muito bom. Já adicionei aos meus favoritos. Conte comigo,

    Leonardo.

  5. Vinícius Lisboa disse:

    Ótima Iniciativa! Parabéns! Já ganhou um leitor assíduo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Junte-se a 97 outros seguidores

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: